logo RCN
São Lourenço do Oeste

Maio Amarelo chega às ruas

  • Arquivo DR - Escolinha do trânsito foi uma ação da campanha 2021 que teve tanto sucesso que voltará a ser realizada neste ano.

Movimento busca conscientizar a comunidade em prol de mais segurança no trânsito. Neste ano, as ações iniciam no sábado (28) e irão até a Semana Nacional do Trânsito, em setembro

Um trânsito mais seguro se faz com uma comunidade mais consciente. Neste sentido, nasceu o movimento Maio Amarelo. A campanha, que normalmente acontece entre os dias 18 e 25, busca reduzir a violência no trânsito, almejando diminuir a ocorrência de acidentes, ferimentos e óbitos.

O movimento começou no Brasil pelo Observatório Viário.

Ao chegar a oitava edição, em 2022, a campanha leva como lema 'Juntos salvamos vidas'. A organização é feita pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT), com apoio de poderes públicos e da iniciativa privada.

Em São Lourenço do Oeste

O Movimento Maio Amarelo ganhou espaço junto à comunidade lourenciana. Despois ficar uma temporada on-line, por conta da pandemia da Covid-19, a programação torna a ganhar fisicamente.

A programação é organizada pelo Conselho Municipal de Trânsito. Trabalho tem participação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar. Apoiam os eventos a Polícia Civil, a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Centro de Formação de Condutores Noroeste e o CFC Fórmula 1.

De acordo com André Fabiano dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Trânsito, a programação foi pensada para interligar o Movimento Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Ao longo deste período de crianças, além de aumentar a conscientização dos condutores e adolescentes.

Carreata

Abertura dos trabalhos acontecer no próximo sábado (28). O evento será uma carreata. Início está programado para às 9 horas. O ponto de encontro será no Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Keli Cristina Dall Agnol, Diretora do Demutran, conta que a carreta objetiva chamar a atenção da comunidade lourenciana para o Maio Amarelo. O desfile de carros, com participação de viaturas, irá percorrer as principais ruas da cidade e irá levar uma mensagem de conscientização por um trânsito mais seguro.

Escola do Trânsito

Em 2021, uma iniciativa do Movimento Maio Amarelo foi o ensinamento para crianças e adolescentes sobre um trânsito mais seguro. Na oportunidade, foi iniciada a Escolinha do Trânsito.

O projeto visa repassar orientações teóricas e práticas sobre condução consciente. Para tal, uma pista simulando as ruas da cidade foi pintada no pátio do Centro de Eventos Governador Luís Henrique da Silveira. Depois de repassar as normas de trânsito, os alunos incorporam automóveis e participam de aula prática de direção.

A Diretora do Demutran conta que esta iniciativa será replicada. Até o início de junho, com previsão de realização.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação irá auxiliar na realização das aulas. Está em curso a contratação de um tutor de ensino para realizar as atividades.




Receba as notícias em primeira mão, acesse no DR News:

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM

A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional


Causa animal em debate Anterior

Causa animal em debate

Próximo

12 anos de investigação

Deixe um comentário